TV 247 logo
    HOME > COP30

    Sebrae discute COP 30 e anuncia espaço para pequenos negócios em Belém

    Evento reúne dirigentes e especialistas para debater sustentabilidade e planejar a E-Zone, que destacará empreendedorismo brasileiro na COP 30 em novembro

    (Foto: Duda Rodrigues./Sebrae)
    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A preparação para a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro deste ano em Belém (PA), foi o principal tema do I Encontro de Dirigentes do Sebrae em 2025. O evento, realizado nesta quinta (13) e sexta-feira (14) no Grand Mercure Hotel, na capital paraense, reuniu lideranças da instituição para debater estratégias de participação na conferência climática.

    Um dos destaques foi o Painel COP 30, que contou com a presença de Tiago Mendes, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, Geórgia Nunes, gerente nacional de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae, e Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará. A mediação ficou por conta de Vinícius Lages, gerente da Unidade Internacional do Sebrae. Durante o debate, foram abordadas iniciativas voltadas ao empreendedorismo sustentável e ao fortalecimento da presença dos pequenos negócios no evento global.

    Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, a COP 30 representa uma oportunidade para reafirmar o papel da pequena economia na transição para um modelo sustentável. “É o conceito que hoje, todos nós sabemos, não tem mais volta. Não há possibilidade de nós continuarmos com qualquer modelo econômico que seja agressivo ao meio ambiente. Portanto, é um tema pertinente à vida e à continuidade da vida. Por isso, nós, do Sebrae, estamos aqui para iniciar um processo com a responsabilidade do alcance deste evento, que vai trazer o mundo para conhecer sua vida. Sobretudo, esta realidade que é o Brasil”, afirmou.

    Uma das principais ações do Sistema Sebrae para o evento será a E-Zone, um espaço dedicado a destacar o potencial do empreendedorismo sustentável no Brasil. Segundo Rubens Magno, o local será instalado na Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta, próximo às áreas centrais da COP 30, a Green Zone e a Blue Zone. “Será uma grande oportunidade para todos os Sebraes do Brasil mostrarem o que temos de melhor em termos de pequenos negócios, respeitando as iniciativas e as particularidades locais de cada estado. É dessa maneira que podemos mudar a história, fazer com que o mundo olhe para o Brasil e a Amazônia de uma maneira diferente, com um olhar da sustentabilidade”, explicou Magno.

    A E-Zone contará com uma loja institucional, uma loja colaborativa, espaços voltados à bioeconomia, apresentações culturais e um mídia hub para receber jornalistas de diferentes países. Na sexta-feira (14), os dirigentes do Sebrae realizarão uma visita técnica ao espaço, que já recebeu aprovação da Prefeitura de Belém.

    A gerente nacional do Sebrae, Geórgia Nunes, destacou a importância das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) no contexto da COP 30. “Nossa ideia é orientar essas práticas para as empresas que de alguma maneira participarão da conferência do clima”, afirmou, ressaltando o papel do Comitê ESG do Sebrae na promoção de políticas sustentáveis.

    Tiago Mendes, do PNUD Brasil, também ressaltou a relevância da COP 30 para a América Latina e Caribe, região que, segundo ele, tem participação limitada nas conferências climáticas. “Há mais de 14 anos uma conferência do clima não é realizada na América Latina e Caribe, então todos os países estão com uma grande expectativa sobre a COP 30 no Brasil. Será uma oportunidade única para o Sebrae apresentar os pequenos negócios brasileiros ao mundo, mostrar nossos serviços e soluções”, concluiu.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: