Anvisa certifica fábrica da Sinovac e vacina chinesa avança no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária disse que concedeu a certificação após inspecionar a unidade da Sinovac responsável pela produção da vacina em Pequim e após receber informações do Instituto Butantan, responsável pelos estudos clínicos
(Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira, o certificado de boas práticas de fabricação do laboratório chinês Sinovac, desenvolvedor da potencial vacina contra Covid-19 CoronaVac, informou o órgão regulador em nota.
A Anvisa disse que concedeu a certificação após inspecionar a unidade da Sinovac responsável pela produção da vacina em Pequim e após receber informações do Instituto Butantan, responsável pelos estudos clínicos da potencial vacina em Fase 3 no Brasil e que já recebeu a vacina a granel para ser finalizada em suas instalações em São Paulo.
“A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade tanto do processo de registro da vacina da Sinovac, quanto de um eventual pedido de autorização de uso emergencial dessa vacina que vier a ser apresentado à Anvisa”, disse a agência em nota.
Após uma série de atritos com o Butantan envolvendo a CoronaVac --incluindo uma breve interrupção dos testes em novembro-- a Anvisa destacou na nota que concluiu a certificação 10 dias antes do previsto.
O Butantan promete anunciar na quarta-feira o resultado da eficácia da CoronaVac após os testes em Fase 3 e, na mesma data, pedir o registro definitivo do potencial imunizante simultaneamente às agências reguladoras do Brasil e da China. Também pedirá à Anvisa autorização para uso emergencial da vacina.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: