Brasil lidera ranking de óbitos de gestantes e puérperas por Covid-19
Levantamento feito com base nos dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) aponta que das 160 mortes maternas em todo o mundo associadas ao novo coronavírus, 124 ocorreram no Brasil
247 - O Brasil concentra 77% dos óbitos de gestantes e puérperas por Covid-19 em todo o mundo, aponta um relatório Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) que está sendo compilado por profissionais da área de saúde de 12 universidades e instituições públicas, como a Fiocruz, Unicamp, USP e Unesp.
Segundo os pesquisadores, das 160 mortes maternas em todo o mundo associadas ao novo coronavírus até o início de julho, 124 ocorreram no Brasil. Até o último dia 14 de julho, o país registrava 1.860 casos da doença identificados nesse grupo de mulheres e cerca de 201 mortes devido à Civid-19.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o grupo de obstetras e enfermeiras que acompanha a mortalidade materna no país durante a pandemia também apontou que, até o dia 9 de julho, 22,6% das puérperas ou gestantes que faleceram em decorrência da doença não tiveram acesso a um leito nas unidades de terapia intensiva (UTI). Outras 36% não foram entubadas.
O estudo também ressalta que em 69 casos analisados, o risco de morte das mulheres negras foi quase o dobro do que o das brancas (17% contra 8,9%).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: