Secretários de Saúde apontam inconsistência e desinformação nos dados apresentados pelo ministério da Saúde
Segundo secretários estaduais, não é possível avaliar as políticas públicas se os dados consolidados pelo Ministério de Saúde não estão corretos
Há mais de dois meses sem um ministro, o ministério da Saúde é acusado pelo conselho dos secretários estaduais de Saúde de inconsistências de dados nos sistemas de monitoramento de casos de Covid-19 do governo federal.
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o órgão solicitou reunião com o ministro interino, Eduardo Pazuello para discutir a grave situação.
Segundo a reportagem, em ofício enviado ao interino da Saúde, a entidade aponta a coexistência de dois sistemas paralelos que são alimentados de forma diferente e, por isso, chegam a informações conflitantes. O Conass quer a integração entre os dois modelos, também com os dados dos estados.
Os secretários estaduais exemplificam o nível de desorganização: de acordo com eles, um dos sistemas leva, por exemplo, à interpretação de que metade dos internados em Pernambuco teria morrido. A reunião com Pazuello ainda não foi marcada.
O órgão espera uma resposta do ministério a respeito da data de reunião para abordar o assunto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: