SUS ou barbárie, diz Drauzio Varella
O médico enfatizou que o país, diante da necessidade de enfrentar a pandemia do novo coronavírus, terá que "reparar em semanas os erros que cometemos no decorrer de anos" contra o SUS, mas citando a frase do sanitarista Gonçalo Vecina, lembrou que "sem o SUS é a barbárie".
247 - O médico Drauzio Varella afirmou em artigo publicado na Folha de S. Paulo deste domingo, que o país terá que "reparar em semanas os erros que cometemos no decorrer de anos" contra o Sistema Único de Saúde, o SUS, mas citando a frase do sanitarista Gonçalo Vecina, lembrou que "sem o SUS é a barbárie".
"O SUS é a mais injustiçada das instituições brasileiras", frisou o médico, apontando as justas queixas da população por conta dos pronto-socorros lotados, das filas para cirurgia, das dificuldades para conseguir internações e consultas com especialistas.
"Ninguém mais se lembra de que antes da criação dele, em 1988, só recebiam assistência médica aqueles com carteira assinada, beneficiários do antigo INPS", advertiu.
"Pouquíssimos reconhecem que somos o único país com mais de 100 milhões de habitantes que ousou garantir assistência médica para todos, como direito do cidadão", frisou Drauzio, enfatizando que nos últimos anos, os recursos federais que deveriam ser destinados ao sistema foram reduzidos gradativamente.
Drauzio reforça que, diante da pandemia do coronavírus, a realidade será impiedosa. "É fundamental que nos convençamos da necessidade de criar uma forma de recolher doações para auxiliar na compra de equipamentos e na prestação de serviços médicos", destaca.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: