TV 247 logo
    HOME > Cultura

    Entenda a importância do Prêmio Camões

    Trata-se de uma das maiores honrarias literárias da língua portuguesa

    Chico Buarque relembra 25 anos do Massacre dos Carajás: “meu respeito e admiração pelo MST” (vídeo)
    Leonardo Attuch avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O Prêmio Camões, que será entregue hoje ao escritor e músico Chico Buarque, um dos maiores artistas da história do Brasil, é uma das maiores honrarias literárias da língua portuguesa e tem grande importância no mundo literário. Ele é concedido anualmente a um escritor de língua portuguesa que tenha contribuído significativamente para o enriquecimento da literatura e da cultura em geral.

    Além do reconhecimento e prestígio internacional que o prêmio oferece, ele também tem um valor monetário significativo, uma vez que o vencedor recebe uma quantia em dinheiro de 100 mil euros, o que equivale a aproximadamente R$ 600 mil na cotação atual.

    O Prêmio Camões é uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura do Brasil e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e tem sido concedido desde 1989. Entre os escritores que já receberam o prêmio estão nomes como José Saramago, Mia Couto, Raduan Nassar, Lygia Fagundes Telles, entre outros.

    A importância do Prêmio Camões não se limita apenas ao reconhecimento de grandes nomes da literatura em língua portuguesa, mas também ao fortalecimento da identidade e da diversidade cultural dos países que compartilham essa língua. A premiação é uma forma de unir os países lusófonos em torno de um objetivo comum, que é a valorização da cultura e da literatura em língua portuguesa.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: