Gilberto Gil usa as redes sociais para prestar homenagem emocionante a João Donato
"Existem músicos que são Ré bemol, outros são Lá sustenido... Donato é Dó natural!", postou Gilberto Gil nas redes sociais
247 - O cantor e compositor Gilberto Gil usou as redes sociais nesta segunda-feira (17) para expressar sua comoção pela morte do cantor, compositor e instrumentista João Donato, ocorrida nesta madrugada. Reconhecido como um dos ícones da bossa nova e da Música Popular Brasileira, o músico de 88 anos enfrentava diversos problemas de saúde e havia lutado recentemente contra uma infecção pulmonar. "Existem músicos que são Ré bemol, outros são Lá sustenido... Donato é Dó natural!", postou Gil na legenda de uma sequência de vídeos e fotos históricas ao lado de João Donato.
No primeiro vídeo, Gil compartilha como surgiu a parceria entre ele e Donato na canção intitulada "A Paz". "Donato, João Donato, trouxe essa melodia que ele havia composto para uma moça de seus afetos do campo, e disse assim, faça uma letra, Gil, para essa música. A música se chamava 'Leila 4', ele a tinha feito para Leila, esse afeto dele, várias pequenas músicas, e uma delas era essa", conta o músico. >>> Pioneiro da Bossa Nova, João Donato falece aos 88 anos, no Rio
"E então ele disse, faça uma letra. Lembro-me de que eu tinha que sair correndo, não deveria fazê-la, mas disse, não, faça, faça, isso se faz rapidamente, você vai fazê-la logo. E então ele ficou ali no sofá, do meu lado, cochilou um pouco no sofá, e quando ele acordou eu já havia feito a letra", diz Gil antes de entoar um trecho da canção. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), “A paz” é a composição de João Donato mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: