Grande nome da cerâmica morre aos 105 anos
Eva Zeisel deixa um legado de 100 mil peas em museus de todo o mundo
247 - Um dos grandes nomes da cerâmica mundial se despediu do mundo. Eva Zeisel faleceu em Nova Iorque, após 105 anos dedicados à arte de esculpir a argila. O anúncio oficial foi feito neste domingo, pelo site oficial da artista. Foram cerca de 100 mil peças, expostas em museus de todo mundo. A ceramista de origem húngara contribuiu para elevar a cerâmica ao conceito de arte.
Influenciada pela Escola de Bauhaus e pela arte russa, Zeisel começou a produzir na década de 20, após entrar na Academia Real de Belas Artes com a intenção de se tornar uma pintora. Chamou atenção pelo estilo inovador com que trabalhava se material, desenhando formas curvas e fluídas.
Chamou atenção apenas em 1946, quando foi protagonista de uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A mostra mostrou ao público a produção de Zeisel durante o período da Segunda Guerra Mundial, quando foi perseguida pelo governo nazista. Sua coleção “Town and Country”, que reúne artigos de mesa, é um valioso pertence do British Museum de Londres e se tornou um ícone da artes.
Zeisel recebeu diversos prêmios durante seus últimos anos de vida. Em 2005, o Museu Nacional de Design Cooper-Hewett, principal instituição americana de design e uma das grandes referências do mundo, celebrou a artista por sua grande contribuição às artes visuais. Recebeu ainda congratulações do governo húngaro, e foi nomeada, em 2004, membro da Sociedade Real dos Designers Industriais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: