Lula aprova leis que reconhecem Festival de Parintins e Arraial do Pavulagem como manifestações da cultura nacional
A iniciativa se soma a outras medidas anunciadas pelo governo federal, como o orçamento bilionário para o setor cultural dentro do Novo PAC
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou nesta quarta-feira (4) dois projetos de lei que reconhecem o Festival Folclórico de Parintins (AM), os Bois Garantido e Caprichoso (AM), e o Arraial da Pavulagem (PA) como manifestações da cultura nacional. A iniciativa se soma a outras medidas anunciadas pelo governo federal. O setor cultural do país receberá mais de R$ 1,3 bilhão por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado no ano passado. O programa investirá R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil em diversas áreas, como educação, cultura, saúde, infraestrutura, etc.
Ao comentar sobre os festivais do Amazonas e do Pará, estados da Região Norte, o presidente Lula afirmou que é "extremamente importante a gente fazer atos como esse". Ele destacou que "valorizam, definitivamente, a cultura brasileira" e que esses festivais podem ser reconhecidos pela Unesco, dando-lhes uma "dimensão internacional".
Cada boi-bumbá apresenta histórias baseadas na cultura amazônica, incluindo lendas, mitos, rituais e costumes locais. As apresentações são um espetáculo de música, dança e fantasia, encantando tanto os moradores locais quanto visitantes de outras regiões e países.
O PL 2.610/2023 trata do Festival Folclórico de Parintins. O PL 4.284/2019 versa sobre o Arraial da Pavulagem, uma prática cultural realizada no Pará, com um cortejo popular que ocorre no centro comercial de Belém durante os meses de junho e julho, período das festividades juninas. O Arraial utiliza diversos elementos da cultura popular amazônica, com ritmos musicais característicos como o carimbó, siriá, lundu, xote e marajoara, entre outros.
Os chapéus de palha com fitas coloridas são uma peculiaridade dessa manifestação da cultura popular. Como principal atração, estão as danças e encenações dos bois-bumbás. Na Pavulagem, os bois são boi de folia, com adereços diferenciados do bumba-meu-boi do Maranhão e do boi-bumbá do Pará ou do Amazonas, cada um com suas distinções específicas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: