Lula concede Prêmio Camões a Chico Buarque em Portugal (vídeo)
"Se hoje estamos aqui para fazer esse gesto de reparação e celebração da obra do Chico, é porque a democracia venceu no Brasil", afirmou Lula durante a cerimônia em Sintra
247 - Após uma espera de quatro anos, o presidente Lula (PT) entregou, nesta segunda-feira (24), o prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque em Sintra, Portugal.
O prêmio deveria ter sido dado em 2019, ano em que Chico foi anunciado como vencedor da 31ª edição. No entanto, Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar a documentação necessária à época para que o renomado artista brasileiro recebesse seu diploma.
Durante sua participação na cerimônia, Lula mencionou o atraso de anos na merecida entrega e criticou o ataque à cultura promovido pela extrema direita brasileira: "é uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura. O prêmio Camões deveria ter sido entregue a Chico Buarque em 2019 e não foi. Sabemos por quê. O ataque à cultura foi dimensão importante do projeto que a extrema direita tentou implementar no Brasil".
"Se hoje estamos aqui para fazer esse gesto de reparação e celebração da obra do Chico, é porque a democracia venceu no Brasil", acrescentou o presidente.
Assista à cerimônia na TV 247:
O prêmio Camões
O prêmio Camões é um dos mais prestigiosos prêmios literários da língua portuguesa, concedido anualmente a escritores que tenham contribuído significativamente para a literatura em língua portuguesa. Criado em 1988, o prêmio leva o nome do escritor português Luís de Camões, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
O prêmio Camões é atribuído a escritores de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A seleção do vencedor é feita por um júri composto por especialistas de cada um dos países de língua portuguesa, e o prêmio é entregue em uma cerimônia anual que acontece em diferentes cidades dos países lusófonos. O vencedor do Prêmio Camões recebe uma quantia em dinheiro, além de uma medalha e um diploma.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: