HOME > Cultura

Lula sanciona lei que reconhece o forró como manifestação da cultural nacional

O ritmo se junta a outras manifestações culturais reconhecidas como expressões artísticas com origem no Brasil

Da esq. para a dir.: Margareth Menezes (ministra da Cultura), Teresa Leitão (deputada do PT/PE), Luiz Inácio Lula da Silva (presidente da República), Zé Neto (deputado do PT-BA), Alexandre Padilha (ministro das Relações Institucionais) em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (7) a lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional do Brasil. O ritmo se junta a outras manifestações culturais reconhecidas como expressões artísticas com origem no País, como escolas de samba, festas juninas e a música gospel.

O forró se tornou a 12ª de uma lista de práticas, locais e eventos reconhecidos legalmente como manifestações culturais nacionais e/ou patrimônios culturais imateriais do País desde 2010. Naquele ano, Lula, então no fim do segundo mandato dele, reconheceu a Feira de São Cristóvão, no município do Rio de Janeiro (RJ), como Patrimônio Cultural Imaterial.

O deputado federal Zé Neto (PT-BA) foi o autor do projeto sobre o forró. No Senado, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi a relatora. De acordo com a parlamentar, o gênero musical evoca "a beleza e a riqueza das tradições do nordeste do Brasil. "Desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do País. Além de sua importância cultural, o forró tem importância para a economia brasileira. Festivais atraem turistas do mundo, promovendo o desenvolvimento econômico dessas regiões", afirmou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: