"Não há como falar em eliminação do preconceito racial, sem falar em Luiz Gama", afirma especialista
Bruno Rodrigues Lima lança mais um importante livro sobre o grande pensador brasileiro e convida escolas e universidades a adotarem sua obra em seus currículos.
247 - O advogado e historiador do direito Bruno Rodrigues de Lima, reconhecido como o maior especialista na obra do grande advogado Luiz Gama, abolicionista e um dos grandes pensadores da formação social brasileira, lança a pergunta: “Como se vai falar em eliminação da descriminação racial se o principal pensador do tema no Brasil, e ouso dizer no século 19 como um todo no mundo, um brasileiro, baiano, não é lido?”
Bruno Lima acaba de lançar “Luiz Gama contra o Império: A luta pelo direito no Brasil da Escravidão”, livro que é uma versão revista e atualizada da tese de doutorado que rendeu ao autor o prêmio Walter Kolb de melhor tese de doutorado da Universidade de Frankfurt.
Em entrevista ao programa Mario Vitor e Regina Zappa, que causou emoção e entusiasmo ao público da TV 247, Bruno Lima afirmou: “Luiz Gama lançou um jornal chamado democracia, em 1867, com uma agenda programático para o fim do império e da escravidão, onde define sua democracia como socialista. Isso em 1867. Temos alguém, antes da Comuna de Paris, ligando duas ideias chaves em uma democracia e socialismo. Um homem preto, que foi escravizado, filho de uma liderança política da magnitude de Luiza Mahin e a gente não leu. Esse é um escândalo nacional. Que as universidades não ensinam, que não estão nos currículos escolares”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: