TV 247 logo
    HOME > Cultura

    Pedro Almodóvar lança livro sobre sua trajetória cinematográfica

    Com 410 pginas e 600 imagens sobre seus filmes, o cineasta apresenta memrias de seus 18 filmes em mais de trinta anos de carreira

    Pedro Almodóvar lança livro sobre sua trajetória cinematográfica (Foto: Divulgação)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Manuela Meneses_247- O cineasta espanhol Pedro Almodóvar lançou nesta quarta-feira, 10, em Los Angeles, a primeira edição do livro intitulado "The Pedro Almodóvar Archives" (Os Arquivos de Pedro Almodóvar, em tradução livre). Publicada pela editora Taschen, a obra relata todas as fases da carreira do diretor desde sua estreia em 1980 com Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão. Com 410 páginas, o livro mostra 600 imagens, algumas inéditas, que ilustram os 18 filmes feitos por Almodóvar em mais de trinta anos de trabalho atrás das câmaras.

    Além de textos do diretor, o livro possui contribuições de autores como Pcomo Vicente Molina Foix, Gustavo Martín Garzo, Elvira Lindo, Juan José Millás e Ángel Fernández-Santos. O lançamento mundial acontece a partir de 1º de dezembro, quando a publicação estará disponível nas livrarias. Além de bastidores do cinema, a obra também relata curiosidades sobre os atores preferidos do diretor: o espanhol Antonio Bandeiras, que participou de cinco filmes do diretor e Penélope Cruz, musa de quatro longas.

    Durante a sessão de autógrafos de lançamento na loja da Taschen, em Beverly Hills, o diretor dedicou o livro às pessoas que trabalham em sua produtora, El Deseo, e à Espanha. Almodóvar esteve acompanhado do ator Antonio Banderas, astro de seu último lançamento "A Pele Que Habito". "Minha vida, este livro e os filmes que fiz são o resultado da democracia na Espanha. Sem essa democracia eu não teria existido, ou teria existido em outros idiomas. Teria sido impossível fazer meus filmes sob a ditadura de Franco", disse o cineasta.

    A trajetória cinematográfica de Almodóvar começou em 1974, com o longa “Dos putas, o historia de amor que termina en boda”. Desde então, o cineasta, que nunca pôde frequentar uma escola de cinema, tornou-se uma das maiores referências entre os cinéfilos de todo o mundo. Seus filmes são conhecidos pela complexidade de roteiros exóticos, que abordam a sexualidade sem preconceitos. Antes de dirigir filmes, foi funcionário de companhia telefônica estatal, participou da publicação de desenhos em quadrinhos, foi ator de teatro da companhia avant-garde e cantor de uma banda de rock, na qual participava travestido de mulher. Em 2002, foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor pelo filme “Fale com Ela”.

     

    Veja trailers de A Pele que Habito e Fale com Ela

     

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: