TV 247 logo
    HOME > Cultura

    "Todo o universo da cultura no Brasil está destruído", diz Wagner Moura

    O ator e diretor Wagner Moura, que dirigiu o filme Marighella, fez o protesto em Nova York, durante uma sessão de exibição da película. "Eu não gosto de falar do 'Marighella' como um caso isolado: todo o universo da cultura, no Brasil, está basicamente destruído. A Ancine está destruída. Acabada. Game over. E esse é o jeito que eles fazem hoje: a censura não é como a da ditadura militar, que dizia 'isso é proibido'"

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – A destruição da cultura pelo governo de corte neofascista de Jair Bolsonaro foi alvo de um protesto do ator Wagner Moura, neste domingo, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde ocorreu uma sessão do filme Marighella, produzido por ele, mas que não pôde ser exibido no Brasil.

    "Eu não gosto de falar do 'Marighella' como um caso isolado: todo o universo da cultura, no Brasil, está basicamente destruído. A Ancine está destruída. Acabada. Game over. E esse é o jeito que eles fazem hoje: a censura não é como a da ditadura militar, que dizia 'isso é proibido'", disse ele, segundo relato da jornalista Maria Shirts, publicado na Folha de S. Paulo.

    "Hoje eles infiltram pessoas nessas agências, e elas tornam tudo impossível de acontecer. Foi isso que fizeram com 'Marighella'. Eles acharam uma forma de tornar o lançamento impossível do ponto de vista burocrático. Mas nós iremos achar um jeito", afirmou.

    "Eu percebi que essas pessoas têm medo do que um artista pode fazer. Essa é a natureza da arte. Dos filmes, das peças. Essas coisas fazem as pessoas pensarem. Mesmo se não for uma produção diretamente política, ela representa uma ameaça. Então o que eu diria para os artistas, é: continue fazendo o que você faz. E, naturalmente, seja selvagem. Quanto mais radical melhor."

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: