"Acionistas minoritários da Petrobras são os 200 milhões de brasileiros", diz André Roncaglia
Economista também afirma que a estatal deve estar a serviço da reindustrialização do Brasil
247 – O economista André Roncaglia publicou um importante artigo na edição desta sexta-feira da Folha de S. Paulo sobre o tema dos dividendos da Petrobras. "A Petrobras está sob nova gestão e o mercado financeiro luta para manter sua 'vaca leiteira'. A decisão do Conselho de Administração da empresa de reter lucros excedentes à regra de distribuição de dividendos não tem nada de voluntarista; ao contrário, busca resgatar a capacidade de planejamento da maior empresa do Brasil", diz ele.
"São constrangedoras, portanto, as piruetas retóricas de comentaristas na imprensa defendendo a primazia do acionista minoritário, como se fosse uma cláusula pétrea da governança corporativa. A banda não toca mais assim... no mundo! A governança corporativa focada no extrativismo de curto prazo (resultados trimestrais) fragilizou as economias de mercado ao encurtar o horizonte de planejamento das empresas", acrescenta.
"Os acionistas majoritários da Petrobras são os mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras e rejeitam a interferência política dos acionistas minoritários, fixados em seu retorno financeiro de curto prazo. É preciso colocar nossa mais estratégica empresa a serviço da reindustrialização, para o bem do Brasil", pontua ainda o economista.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: