Alemanha, França e Inglaterra dizem que não pagarão por gás russo em rublos e podem ficar sem energia
Alegação é que a mudança da moeda utilizada nos pagamentos é uma violação de contratos e que a imposição russa equivale a uma “chantagem”
247 - A Alemanha, França e Inglaterra afirmaram que não irão aceitar a exigência russa para 'que o pagamento pelo fornecimento de gás seja realizado em rublos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Alemanha e a França alegam que a mudança da moeda é uma violação inaceitável de contratos e a imposição russa equivalia a uma “chantagem”.
O ministro alemão da Economia, Robert Habeck, disse que ainda não viu o decreto assinado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, obrigando o pagamento de gás em rublos. Ainda segundo ele, o país está preparado para todos os cenários, incluindo uma paralisação do fornecimento do gás russ para a Europa.
O porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que o governo está monitorando as implicações para o mercado europeu mas que não aceitará pagar em rublos o gás comprado pelo país. De acordo o The Guardian, ao ser questionado se haveria alguma circunstância em que o Reino Unido pagaria em rublos pelo gás russo, o porta-voz disse a repórteres: “Isso não é algo que procuraremos fazer”.
Vladimir Putin assinou decreto determinando que os países que impuseram sanções à Rússia em função da guerra com a Ucrânia devem pagar em rublos pelo gás russo a partir do dia 1º de abril. Ele ameaçou suspender o fornecimento do gás.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: