Após reunião, ministros decidem que Petrobras irá pagar dividendos extraordinários
Distribuição de R$ 43,9 bilhões aos acionistas foi acordada pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Rui Costa, da Casa Civil
247 - O governo decidiu pagar os dividendos extraordinários da Petrobras que haviam sido retidos pelo conselho de administração da estatal em março. Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, “a distribuição de 100% dos cerca de 43,9 bilhões de reais extras aos acionistas da petroleira foi acordada ontem [quarta-feira (3)] pelos ministros, na reunião realizada na Casa Civil”. A reunião contou com a participação dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Rui Costa, da Casa Civil. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já teria sido comunicada da decisão.
A decisão acordada pelos ministros será levada ao aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a avaliação na Petrobras é de que os pagamentos dos dividendos extraordinários devem ser liberados. “O próximo passo será aprová-la na reunião do conselho da companhia marcada para 19 de abril”, destaca a reportagem.
A mudança de rumo marca uma vitória para Fernando Haddad, que defendeu a distribuição dos recursos para compensar as frustrações de receitas previstas com benefícios fiscais e ajudar a cumprir a meta fiscal. Como a União tem direito a 30% do valor distribuído, cerca de R$ 13 bilhões, o pagamento dos dividendos será empregado no cumprimento da meta fiscal deste ano.
Segundo a reportagem, “Haddad disse ainda que conversou previamente com Prates sobre o assunto e relatou que o CEO da Petrobras informou que o plano de investimentos não será integralmente executado e que vão sobrar recursos. O presidente da Petrobras tem uma reunião nesta sexta-feira (5) com Lula”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: