Atividade econômica aumenta 1% no 3º trimestre, aponta Monitor do PIB-FGV
Estima-se que o Produto Interno Bruto acumulado até o terceiro trimestre tenha sido R$ 8,639 trilhões em valores correntes
247 - O Monitor do PIB-FGV apontou crescimento de 1,0% no terceiro trimestre (agosto-setembro-outubro) em comparação aos três meses anteriores (maio-junho-julho). O número é da série com ajuste sazonal. Em setembro, a atividade econômica subiu 0,7% em comparação com agosto. Em termos monetários, estima-se que o PIB acumulado até o terceiro trimestre, em valores correntes, tenha sido de R$ 8,639 trilhões.
Na análise interanual, o crescimento foi de 4,2% no terceiro trimestre, em comparação com igual período de 2023, e 4,1% no mês de setembro, em relação ao mesmo espaço de tempo do ano passado. O acumulado em 12 meses até setembro mostrou alta de 3,0%.
O consumo das famílias cresceu 4,5% no terceiro trimestre. Porém, houve desaceleração em relação ao trimestre anterior. Esse movimento foi principalmente causado pela redução no consumo de produtos não duráveis. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou 9,7% no terceiro trimestre. O segmento de máquinas e equipamentos, tanto nacionais quanto importados, liderou esse crescimento.
Capital fixo, exportação e importação
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 9,7% no terceiro trimestre. O segmento de máquinas e equipamentos, tanto nacionais quanto importados, tem sido o destaque para o crescimento da FBCF desde o segundo trimestre, porém o segmento da construção também ampliou a sua contribuição positiva.
Os bens de consumo são o principal componente a explicar o desempenho positivo das exportações. Observa-se significativa desaceleração das exportações em comparação às taxas observadas em 2023, onde as exportações de produtos agropecuários e da extrativa cresceram fortemente.
O crescimento de 20,2% da importação no terceiro trimestre é o maior desde o trimestre findo em outubro de 2021 (21,3%). A importação de bens intermediários e de serviços seguem sendo as principais para esse desempenho, mas também apresentaram trajetórias ascendentes as contribuições de bens de capital e de produtos da extrativa mineral (com informações da FGV).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: