HOME > Economia

BC estimula alta do dólar e Lindbergh reage: sabotagem escandalosa

Dólar alcançou nova máxima porque o Banco Central decidiu nao intervir no câmbio

Lindbergh Farias (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Após o dólar alcançar R$ 5,65 nesta segunda-feira (1), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) questionou a falta de ação do Banco Central diante da alta da moeda estadunidense. É o maior valor em dois anos e meio.

“Alguém pode me explicar: por que o BC, com tantas reservas cambiais e podendo fazer swap cambial, não intervém para conter a escalada do dólar?”, escreveu nas redes sociais. 

Na publicação, o parlamentar ainda classificou a ausência de intervenção no câmbio como “um novo tipo de sabotagem” do presidente do BC, Roberto Campos Neto, contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “É uma especulação aberta contra o real e uma sabotagem inaceitável contra o Brasil e o governo do presidente Lula”.

Segundo informações de O Globo, a falta de intervenção no câmbio é um método de Campos Neto para responder às críticas contundentes do presidente Lula. 

Desvalorização da moeda brasileira: O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, demonstrou preocupação com a desvalorização do real na última sexta-feira (28). Em um evento da Fundação Getúlio Vargas, ele reconheceu que a moeda brasileira tido um desempenho inferior ao de outras economias emergentes frente ao dólar, mas não indicou que haverá intervenção no mercado de câmbio. 

"O câmbio flutuante está aí para absorver justamente mudanças que podem ocorrer por reprecificação, que podem ser provocadas por questões locais ou por questões estrangeiras", disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados