TV 247 logo
    HOME > Economia

    BNDES é destaque como a estatal mais transparente do país

    Banco obtém índice de 96,81% no Programa Nacional de Transparência Pública, consolidando-se como referência em transparência, segundo avaliação da Atricon

    Nelson Barbosa e Aloizio Mercadante (Foto: Rossana Fraga/BNDES/Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi reconhecido como a estatal federal mais transparente do Brasil pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), segundo a colunista Bela Megale, do Globo. Em 2023, o banco alcançou um índice de transparência de 96,81%, repetindo o resultado de 2022, e superando a média de 73,48% das instituições federais avaliadas, que incluem órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU). A avaliação da Atricon faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que analisa a clareza e acessibilidade dos portais de 53 organizações — nove órgãos federais e 44 entidades estatais.

    O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o reconhecimento  é motivo de orgulho para todos os funcionários e que o banco que se torna cada vez mais uma referência para a sociedade brasileira. "O BNDES tem um corpo funcional de excelência que constantemente aprimora seus processos. Nossa atuação se baseia em uma cultura de dados abertos, diálogo e cooperação acessíveis para qualquer cidadão participar do processo democrático", afirmou Mercadante.

    No passado, o BNDES foi alvo de críticas e acusações de falta de transparência. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o banco foi frequentemente descrito como uma “caixa-preta”. Em sua gestão, Bolsonaro chegou a investir cerca de US$ 48 milhões em auditorias para investigar contratos e empréstimos da instituição, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: