Bruno Moretti deve assumir presidência do conselho da Petrobras após mudança na ANP
Economista de perfil técnico e trajetória consolidada na área governamental é a principal aposta da União para reforçar o controle prazo da estatal
247 – Com a saída de Pietro Mendes do comando do conselho de administração da Petrobras para assumir uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o economista Bruno Moretti é apontado como o nome mais provável para ocupar a presidência do colegiado, segundo aponta o Broadcast.
A indicação de Moretti, que já integra o conselho da estatal desde o ano passado por indicação do governo federal, não deve exigir novas aprovações internas e conta com o apoio do acionista controlador, a União. Esse cenário favorável, segundo fontes familiarizadas com o assunto, impulsionou o nome do economista no “ranking” de apostas internas, consolidando-o como substituto natural de Mendes — que deixa o posto de conselheiro-presidente após ser nomeado para a ANP.
A sinalização da continuidade de uma gestão alinhada às diretrizes do governo é evidente. Moretti, atualmente secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República, teve seu nome aprovado com ressalvas para o conselho da Petrobras em março de 2023, situação semelhante à de Mendes, justamente por já exercer um cargo no Executivo. No entanto, sua experiência no setor público e amplo conhecimento na área econômica o credenciam ao novo desafio.
Trajetória e Formação
Bruno Moretti construiu uma sólida carreira acadêmica e técnica. É formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado em Economia da Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio pós-doutoral na mesma instituição. Essa combinação de formações reflete um perfil multidisciplinar, essencial para lidar com os desafios do setor de energia, sobretudo em uma empresa do porte da Petrobras.
No campo profissional, sua trajetória no governo federal começou em 2004, como analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento. Entre 2009 e 2012, foi diretor na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. De 2013 a 2015, participou dos conselhos de administração e fiscal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ampliando sua vivência em governança corporativa.
Em seguida, Moretti exerceu funções de direção no Ministério da Saúde, de 2014 a 2015, e atuou como secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República entre 2015 e 2016. Já no Senado Federal, trabalhou como assessor técnico em áreas como economia, infraestrutura, política fiscal e orçamento público, entre 2017 e 2022. Esse histórico revela um profissional com visão estratégica, experiência em gestão pública e capacidade de articular políticas econômicas em alto nível.
Caso a indicação se confirme, a expectativa é de que, ao assumir a presidência do conselho de administração da Petrobras, Moretti consolide uma linha de atuação voltada à eficiência, à transparência e à sintonia com as metas governamentais, reforçando o papel da estatal no cenário energético e econômico do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: