Campos Neto critica projeções "erradas" dos analistas de mercado
“A gente começou este ano com expectativas entre 0,5% e 0,7% e estamos indo para 3%", observou o presidente do BC
247 - Os analistas do mercado financeiro "erraram muito" em suas projeções de crescimento da economia, afirmou nesta segunda-feira (2) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Enquanto o ano começou com estimativas de crescimento abaixo de 1%, o mercado financeiro já prevê uma taxa de quase 3%.
Segundo o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023 permanece estável em 2,92%, mantendo a mesma estimativa da semana anterior.
“Em termos de atividade econômica, o Brasil vem fazendo o que chamamos de pouso suave. Vemos que os analistas erraram muito com o crescimento econômico”, disse Campos Neto, em evento promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), em São Paulo.
“A gente começou este ano com expectativas entre 0,5% e 0,7% e estamos indo para 3%. O mercado tem errado bastante as projeções de crescimento, sempre para baixo”, observou o presidente do BC.
No entanto, ele atribuiu o crescimento às reformas neoliberais das gestões pós-golpe. “Talvez fosse o caso de estudar se essas reformas feitas nos últimos anos podem estar sendo responsáveis por um crescimento estrutural mais alto”, disse Campos Neto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: