TV 247 logo
    HOME > Economia

    Ceitec: Bolsonaro extingue única empresa fabricante de chips na América Latina

    A Associação dos Colaboradores da Ceitec (Acceitec) afirmou que o decreto "promove o entreguismo do país" e ainda denunciou que o fechamento da empresa custa mais caro do que mantê-la funcionando

    Ceitec (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O governo de Jair Bolsonaro publicou, nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto 10.578, que autoriza a “desestatização” do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, a Ceitec, na modalidade de “dissolução societária”.

    A Ceitec, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), é a única empresa da América Latina que fabrica chips e semicondutores.

    Bolsonaro não aguardou o julgamento de uma ação impetrada no Tribunal de Contas da União (TCU) que apura irregularidades no processo de fechamento da empresa.

    O governo também não esperou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 6241, ajuizada pelo PDT, que questiona a normatização da venda de estatais no país e tem julgamento previsto para esta sexta-feira, 18.

    A Associação dos Colaboradores da Ceitec (Acceitec) afirmou que o decreto "promove o entreguismo do país" e ainda denunciou que o fechamento da empresa custa mais caro do que mantê-la funcionando.

    Parlamentares da Bancada do PT na Câmara apresentaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os efeitos do decreto. Assinam o PDL as deputadas Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS) e os deputados Bohn Gass (RS), Henrique Fontana (RS), João Daniel (SE), Marcon (RS), Nilto Tatto (SP), Paulo Pimenta (RS) e Patrus Ananias MG).

    O líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também protocolou PDL com o mesmo teor. Segundo ele, Bolsonaro quer entregar a ciência e a tecnologia , sobretudo a pesquisa, “ao amigo de muitos deste governo – o mercado. Trata-se de ação inconstitucional e é uma aberração.”

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: