TV 247 logo
    HOME > Economia

    Com conflito na Ucrânia, óleos de cozinha atingem máximas históricas; fornecimento global é sufocado

    Rússia e Ucrânia são responsáveis por 80% dos carregamentos de óleo de girassol. Custos globais de alimentos podem atingir novos recordes

    (Foto: Reprodução)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Os preços das safras entraram em um rali "escaldante", escreve a Bloomberg, com óleos de cozinha atingindo novos recordes. A ação militar russa na Ucrânia sufocou o fornecimento de grãos das regiões afetadas pelo conflito, o que gerou ondas de choque pelos mercados globais. 

    Além disso, poucos comerciantes estão dispostos a enviar embarcações seguradas para a região para coletar safras. 

    O rali nas últimas semanas pode ser suficiente para enviar os custos globais de alimentos a um recorde.

    A Rússia e a Ucrânia são responsáveis por mais de um quarto das exportações globais de trigo e por volta de um quinto das vendas de milho e cevada. Também são responsáveis por 80% dos carregamentos de óleo de girassol. 

    "O principal importador, o Egito, foi forçado mais uma vez a abandonar esforços para comprar o trigo que precisa para subsidiar a produção de pão na segunda-feira, destacando a ameaça que a guerra representa para os países que precisam comprar alimentos estrangeiros. O óleo de palma em Kuala Lumpur e o óleo de soja em Chicago saltaram pelo menos 3,6% para máximas históricas na terça-feira, enquanto trigo, milho e soja subiram mais de 2% em Chicago", completa a publicação.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: