Como a tecnologia afeta a economia
As inovações tecnológicas provocaram um grande crescimento econômico em todos os setores; no agrícola, por exemplo, tecnologias como tratores, outras máquinas e também adubos e processos de trabalho contribuíram para uma melhoria enorme em termos de produtividade e rentabilidade no campo
É certo que a inovação traz benefícios à economia, seja em termos macro ou microeconômicos. A nível macroeconômico, a inovação origina um aumento do investimento em tecnologia que, por seu lado, irá aumentar os níveis de consumo e transformar, de forma progressiva e constante, todos os setores. A nível micro econômico as transformações geradas pela inovação afetam as estratégias tecnológicas das empresas e em termos regionais também, facilitando ou agilizando processos que se traduzem em benefícios de custos e produtividade.
Assim, a tecnologia afeta diretamente a economia em diversos fatores e, ao longo do tempo, as inovações tecnológicas provocaram um grande crescimento econômico em todos os setores. Em termos industriais, inovações como a automação de processos e tarefas e a capacidade de aumento da capacidade produtiva revolucionou todas as linhas de montagem e produção no mundo.
Mas se falarmos no considerado setor terciário o aparecimento do computador e, mais recentemente, da internet e até dos smartphones revolucionaram de tal forma o setor que é quase impossível pensar como seria desempenhar estas funções sem estas inovações tecnológicas. O ganho econômico para todas as partes é inquestionável e as perspetivas que isto abre em relação ao futuro faz com que se gere mais investimento para o setor e economia no geral.
No setor agrícola, por exemplo, tecnologias como tratores e as suas capacidades e algumas máquinas que daí derivaram mas também adubos, processos de trabalho, novos tipos de agricultura, etc. todos contribuíram para uma melhoria enorme em termos de produtividade e rentabilidade. No que ao Brasil diz respeito, apenas este setor é responsável por 12% do PIB brasileiro e 20% das exportações totais onde, no mês passado (abril de 2015) representaram R$7,07 bilhões aos cofres do governo.
Comum a todos os setores, a inovação tecnológica dos e nos transportes tornou-os mais rápidos, seguros, com melhores consumos, mais confortáveis, capazes de chegar a qualquer lado e com maior capacidade de transportar pessoas e bens. Tudo isto contribui de forma inquestionável para o crescimento económico das empresas e governos e até para o bem-estar individual que também se traduz em maiores lucros para as empresas e governos através de impostos.
A nível familiar as tecnologias desenvolvidas e ao dispor mudaram algumas tarefas e hábitos de consumo também sendo que é impossível também imaginar como seria viver sem um micro ondas, frigorífico ou televisão. Adjacentes a estas inovações tecnológicas surge também enquadrado a indústria de jogos que já ultrapassou a de cinema largamente, que também é outra que cresce a todos os anos.
Portanto, seja qual for o setor e a atividade, bem como, para uso pessoal o fato é que a tecnologia representa uma mudança irreversível nos hábitos de consumo e maneiras de trabalhar ou passar o tempo. Tudo isto se traduz em aumento de consumo e consequentemente estabilidade econômica mas também gera mais dinheiro direta ou indiretamente de impostos, algo que, melhora de forma inequívoca a economia.
Por tudo isto, podemos afirmar que a economia e a tecnologia estão correlacionadas e são co dependentes uma da outra visto que é impossível haver crescimento apenas numa delas. Isto atesta ainda que, mais do que afetar a economia, a tecnologia é parte chave e integrante do seu sucesso e crescimento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: