Consumo das famílias cresce 1,5% e impulsiona PIB no 3º trimestre
Em comparação com o mesmo período de 2023, o consumo das famílias cresceu 5,5%
247 - O consumo das famílias brasileiras registrou alta de 1,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, conforme dados do PIB divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informa a Folha de S. Paulo. Esse foi o melhor desempenho para o período desde 2021, quando houve expansão na mesma intensidade.
Em comparação com o mesmo período de 2023, o consumo das famílias cresceu 5,5%, marcando o 14º trimestre consecutivo de expansão. De acordo com o IBGE, o resultado foi impulsionado por programas governamentais e uma melhora consistente no mercado de trabalho. O consumo do governo também apresentou alta de 0,8% no terceiro trimestre, refletindo maior gasto em serviços públicos e investimentos em infraestrutura.
Investimentos produtivos avançam - Os investimentos produtivos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), tiveram crescimento de 2,1% no trimestre em relação ao anterior e de 10,8% na comparação anual. Segundo o IBGE, o aumento foi impulsionado por importações de bens de capital, produção interna de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de software e expansão na construção civil.
A taxa de investimento alcançou 17,6% no terceiro trimestre de 2024, superando os 16,4% registrados no mesmo período do ano passado, um indicativo de maior confiança no crescimento econômico.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: