Copom reduz taxa de juros em 0,5 ponto percentual, primeira queda em três anos
A Selic vai cair de 13,75% para 13,25% ao ano após decisão do Comitê de Política Monetária, ligado ao Banco Central
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir a Selic em 0,50 ponto percentual, a 13,25% ao ano, primeiro corte na taxa em três anos, e afirmou ser possível um novo corte da mesma magnitude em setembro.
"Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", informou o comunicado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A decisão não foi tomada por unanimidade, com votos por um corte de 0,50 ponto de Roberto Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino, Carolina de Assis Barros, Gabriel Galípolo e Otávio Damaso. Os diretores Diogo Guillen, Fernanda Guardado, Maurício Moura e Renato Gomes defenderam corte de 0,25 ponto.
Após meses de pressão de membros do governo para que o ciclo de baixa nos juros fosse iniciado, em meio a um cenário de inflação em queda, o BC disse que avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto em função da melhora do quadro inflacionário.
Todos os 46 economistas consultados em pesquisa da Reuters esperavam uma redução na taxa básica de juros. A maioria deles projetava um corte de 0,25 ponto percentual, enquanto um grupo menor acreditava em um recuo de 0,50 ponto.
Com a decisão, a Selic vai a um patamar 11,25 pontos acima da mínima histórica de 2% ao ano, atingida durante a pandemia de Covid-19 e que vigorou até março de 2021.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: