Desenrola deve render Nobel de Economia a Haddad, brinca Lula
Presidente exaltou o ministro da Fazenda ao citar os programas Desenrola Brasil e Acredita, além da renegociação de dívidas de estudantes com o Fies
247 - O presidente Lula (PT) participou nesta sexta-feira (26) da cerimônia de inauguração da planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais, e durante discursou brincou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ao dizer que o titular da pasta e sua equipe merecem receber o Prêmio Nobel de Economia pelo programa Desenrola Brasil.
Lula também citou o programa Acredita, lançado nesta semana e classificado por ele como "a mais importante política de crédito da história desse país". "Essa semana o Haddad me apresentou uma proposta econômica. Nós já tínhamos criado uma coisa chamada Desenrola. E eu falei para o Haddad, ‘se o Desenrola der certo, o pessoal que discute o Prêmio Nobel de Economia vai ter que dar para a tua equipe’. O Desenrola, nós fizemos a campanha sabendo que tinham 72 milhões de famílias brasileiras devendo. A primeira coisa que nós falamos foi o seguinte: se tem 72 milhões devendo, significa que nós não vamos ter consumidores no país. Se não tem consumidor, não tem produção. Se não tem produção, não tem emprego. Se não tem emprego, não tem salário. É o fim do mundo. Vai ser só o Bolsa Família que vai sustentar as pessoas, e vai ter cada vez menos dinheiro, porque a gente arrecada cada dia menos. E foi feito o Desenrola, para que a gente desse às pessoas a possibilidade de renegociarem suas dívidas, com descontos de até 90%. Nós já temos mais ou menos uns 15 milhões de pessoas que fizeram renegociação, e vamos continuar fazendo".
"Depois descobrimos que 1,28 milhão de estudantes que estavam devendo o Fies estavam também no Serasa. Então o que nós fizemos? Um Desenrola do Fies. Todos os estudantes que estavam devendo podem procurar a Caixa e o Banco do Brasil para negociar sua dívida; vão pagar 15% ou 20% daquilo que devem e legalizam sua vida e podem andar de cabeça erguida. Mas o mais importante é que nós lançamos a mais importante política de crédito da história desse país. Nunca antes na história do Brasil se ofereceu a oportunidade de crédito que estamos oferecendo. Tem crédito para catador de material reciclável, para produtora rural, para a pequena artesã, para habitação para as pessoas que estão acima do CadÚnico; porque foi criado um sistema no mercado secundário para a classe média que quer comprar uma casinha. Vai ter financiamento. E a novidade é que foi criada uma coisa chamada Hedge Cambial. Ou seja, nós vamos dar garantia às pessoas que querem fazer investimento estrangeiro no Brasil de que eles não vão perder com a oscilação do câmbio. Isso, se tiver um outro prêmio de economia e esse plano der certo, Haddad, você também vai ganhar junto com a sua equipe um Prêmio Nobel de Economia", finalizou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: