Escolha de Pochmann representa derrota de Tebet e do jornal O Globo, que fez agressões sem qualquer fundamento
Economista nomeado à presidência do IBGE vinha sendo atacado por SImone Tebet e foi alvo de agressões sem fundamento pelo jornal O Globo e por Miriam Leitão
247 - A nomeação do economista Marcio Pochmann à presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa uma derrota à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e ao jornal O Globo.
No caso da titular da pasta, ela foi contrária ao nome de Pochmann e assessores chegaram a proferir ataques contra o economista. No entanto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assegurou, em entrevista ao Metrópoles nesta quarta-feira (26), que Tebet "não vai ter a menor dificuldade de trabalhar" com Pochmann.
Já O Globo iniciou uma campanha difamatória contra Pochmann, afirmando que a nomeação teria incomodado não só o MPO, como também o Ministério da Fazenda. Segundo as fontes "em off", a ida do economista ao IBGE seria considerada uma "ingerência" na pasta de Tebet e ela teve "total liberdade" para nomear sua equipe. A publicação ainda cita que o presidente Lula teria 'forçado' a indicação e que Pochmann não teria conhecimento da área. >>> Miriam Leitão ataca Marcio Pochmann e insinua que ele pode querer manipular índices de inflação no IBGE
Pochmann tem um extenso currículo e amplo conhecimento na área de estatística. Chefiou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) antes de tornar-se professor titular e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Perseu Abramo, além de ter participado da transição do governo após a eleição do presidente Lul. Atualmente é o presidente do Instituto Lula para o triênio 2020-2023.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: