TV 247 logo
    HOME > Economia

    FMI reduz estimativa de crescimento global

    Motivos, segundo o Fundo Monetário Internacional, são a desaceleração dos mercados emergentes e a prolongada recessão na Europa; previsão para o crescimento global em 2013 foi cortada a 3,1%, e para 2014 a 3,8%

    FMI reduz estimativa de crescimento global (Foto: Cliff Owen)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Por Anna Yukhananov

    WASHINGTON, 9 Jul (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu nesta terça-feira suas estimativas para o crescimento global pela quinta vez desde o início do ano passado, devido à desaceleração dos mercados emergentes e à prolongada recessão na Europa.

    Em seu exame do meio do ano do estado da economia mundial, FMI também advertiu que o crescimento global pode desacelerar ainda mais se a retirada do enorme estímulo monetário nos Estados Unidos levar a uma reversão dos fluxos de capital e reduzir o crescimento nos países em desenvolvimento.

    O FMI cortou sua previsão para o crescimento global em 2013 a 3,1 por cento, mesmo ritmo de expansão do ano passado, mas abaixo da previsão de 3,3 por cento divulgada em abril. O Fundo também reduziu sua previsão para 2014 a 3,8 por cento, ante previsão anterior de 4 por cento.

    Os mercados emergentes, que tinham sido anteriormente o motor da recuperação global, contribuíram para a piora da perspectiva, intitulada "Dores do Crescimento". O FMI reduziu sua previsão de crescimento em 2013 dos países em desenvolvimento para 5 por cento, incluindo uma previsão menor para os Brics -- China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: