Galípolo: "Banco Central vai estar sempre na posição de não tomar risco"
"A função do BC é ser o chato na festa", afirmou
247 – O diretor de política monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou que é incorreto tentar prever os próximos passos da instituição com base em uma única variável. Conforme relatou o Valor Econômico, Galípolo também destacou que o BC não tomará riscos.
"O Banco Central vai estar sempre na posição de não tomar risco. Do ponto de vista das variáveis, seria um equívoco tentar antecipar a decisão que o BC vai tomar olhando apenas uma variável. Temos uma série de dados que precisam ser analisados", afirmou durante um evento com empresários em Belo Horizonte (MG).
Galípolo, apontado como o favorito para presidir o BC a partir de 2025, acrescentou que o BC está atento a uma série de variáveis, incluindo câmbio, desemprego em níveis baixos, crescimento da renda e o Produto Interno Bruto (PIB), que tem sido revisado para cima. O diretor de política monetária ainda afirmou que o BC vai tentar capturar o máximo de dados e estar aberto para a próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom).
"Todos nós entendemos como um êxito a possibilidade que as pessoas possam ganhar mais dinheiro. Ninguém tem sentimento perverso de torcer pelo contrário. Mas a função é tomar cuidado para que esses fatores não provoquem um desarranjo, que cause crescimento da demanda muito acelerado em relação à oferta e isso possa gerar algum tipo de pressão inflacionária, que vai no fim do dia corroer o ganho de poder aquisitivo que a população esteja tendo. A função do BC é ser o chato na festa. Quando a festa está ficando legal, pede para os outros abaixarem o volume", afirmou Galípolo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: