Gigantes da mineração registram quedas nos lucros
Desempenho foi impactado principalmente pela desaceleração da demanda da China
247 - O Grupo Rio Tinto, uma das maiores mineradoras do mundo, tornou-se a mais recente gigante do setor a reportar uma queda no lucro anual, refletindo os desafios enfrentados pela indústria global de mineração. A empresa, líder mundial na produção de minério de ferro, registrou um lucro subjacente de US$ 10,9 bilhões para 2024, uma redução de 7,6% em comparação com o ano anterior.
O desempenho foi impactado principalmente pela desaceleração da demanda da China, maior consumidora global de commodities, que enfrenta uma recuperação econômica mais lenta do que o esperado após a pandemia de Covid-19.
Outras gigantes do setor, como a Vale e a BHP, também relataram quedas nos lucros. A Vale registrou um lucro de US$ 6,2 bilhões em 2024, uma queda de 23% em relação ao ano anterior. Paralelamente, a BHP Group Ltd. anunciou que o lucro do primeiro semestre caiu 23%, refletindo o impacto da desaceleração econômica da demanda por minério de ferro.
Crescem as apostas crescentes de estímulo econômico da China para o setor imobiliário, que ainda enfrenta dificuldades. No entanto, incertezas persistem sobre as novas tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: