Governo Lula prepara a liberação de R$ 300 bilhões para crédito imobiliário
Aliados discutem a redução do compulsório da poupança, para o financiamento da moradia
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem Fernando Haddad como responsável pelo Ministério da Fazenda, pretende destinar cerca de R$ 300 bilhões para o crédito imobiliário. Aliados da gestão discutem uma possível diminuição do compulsório da poupança, dinheiro que precisa ficar depositado no Banco Central (BC), para ser liberado no financiamento da moradia. O depósito compulsório é quando bancos depositam parte do dinheiro captado dos clientes em uma conta do Banco Central. Serve para controlar a capacidade de crédito do sistema financeiro.
De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (11) pelo jornal O globo, o objetivo do governo é reduzir o compulsório de 20% para 15%, e aumentar de 65% para 70% o direcionamento da caderneta de poupança para o financiamento imobiliário dentro do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
A liberação do compulsório da poupança depende da aprovação do Banco Central no Conselho Monetário Nacional (CMN), que reúne integrantes da Fazenda e do Ministério do Planejamento, comandado por Simone Tebet. A proposta está sendo discutida com representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: