Haddad celebra 'votação muito expressiva' e 'maturidade institucional' após aprovação de Galípolo para o BC
A indicação de Galípolo obteve 66 votos a favor e apenas cinco contrários, estabelecendo o maior placar favorável para a presidência do BC desde 1999
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), destacou nesta quarta-feira (9) a expressiva aprovação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central, afirmando que a votação e a sabatina realizadas no Senado Federal são sinais de maturidade institucional. A informação foi originalmente publicada pela Folha de S. Paulo. A indicação de Galípolo, feita pelo presidente Lula (PT), obteve 66 votos a favor e apenas cinco contrários no plenário, sem abstenções, estabelecendo o maior placar favorável para a presidência do BC desde 1999.
Durante a sabatina ocorrida na terça-feira (8), Gabriel Galípolo recebeu elogios de senadores da oposição, o que contribuiu para o resultado expressivo. "Eu penso que foi muito saudável a maturidade com que a sabatina foi feita e a votação muito expressiva. Penso que é um sinal de que institucionalmente as coisas vão bem", afirmou Haddad, celebrando o resultado. Ele também mencionou que Galípolo levará ao presidente Lula os nomes dos candidatos às três diretorias do BC que terão vacâncias em 2025. "Nós imaginamos que em novembro seja possível sabatiná-los já. Nós vamos primeiro submeter os nomes ao presidente para depois levar ao senador Rodrigo Pacheco [presidente do Senado] as indicações para que ele possa fixar uma data junto à CAE e depois ao plenário", explicou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: