Haddad lamenta década 'trágica' e afirma que marca de Lula 3 será transição ecológica
"Plano abrangente de mais de 100 ações visa modernizar a infraestrutura produtiva do Brasil, atrair investimentos verdes e gerar empregos de ponta", destacou o ministro
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lamentou nesta segunda-feira (10) durante entrevista ao G1, o que ele chamou de “década trágica”, o período compreendido entre 2013 e 2022. O membro do governo Lula enfatizou a importância de estudos acadêmicos para compreender os acontecimentos desse período conturbado e expressou sua esperança de que essa década tenha ficado para trás.
No entanto, Haddad se mostrou otimista quanto ao futuro e destacou que a grande marca do terceiro governo do presidente Lula será a transição ecológica. “Tivemos longa reunião no Palácio do Alvorada. Foram dezenas de slides sobre oportunidades de emprego e renda e eu vi os olhos do presidente brilharem. É um plano, não um programa”, pontuou.
Segundo o ministro, foi notável o brilho nos olhos do presidente Lula ao analisar o plano, que vai além de um programa simples, e abrange reforma tributária, Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), marco fiscal e um amplo mapeamento de oportunidades para modernizar a infraestrutura produtiva do Brasil.
A transição ecológica proposta contempla setores como infraestrutura, energia limpa e investimentos estrangeiros, que buscam produzir produtos sustentáveis. O objetivo é tornar essa transição uma marca do Brasil, ao mesmo tempo em que se combate o desmatamento, gerando empregos de ponta para a população, explicou Haddad.
“O plano é de mais de 100 ações que vão se desdobrar em 4 anos. É um mapeamento muito amplo das oportunidades, vamos entregar isso ao longo do mandato. Vão desde leis, como a de crédito de carbono, que deve ir em agosto ao Congresso, até a desburocratização”, garantiu o ministro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: