Ilan Goldfajn é eleito para a presidência do BID
Ex-presidente do Banco Central será o primeiro brasileiro a chefiar a instituição com sede em Washington (EUA)
247 - Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central, foi eleito neste domingo (20) para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Goldfajn será o primeiro brasileiro a chefiar a instituição com sede em Washington (EUA).
A eleição de Ilan Goldfajn foi facilitada após a Argentina retirar o nome de Cecília Todesca, secretária de Assuntos Internacionais do governo Alberto Fernández, da lista de indicados e anunciar apoio ao brasileiro.
“Como EUA, Brasil e Argentina têm a maior parte das ações do banco (30% para o primeiro, 11,4% para cada um dos dois últimos), o caminho se abriu para o brasileiro. Já na primeira rodada de votação, ele obteve 80% dos votos”, diz o jornal Folha de S. Paulo.
Goldfajn foi indicado para o cargo pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e teve a sua postulação ameaçada pelo fato do PT ter solicitado o adiamento da eleição do BID em uma tentativa de “emplacar outro nome que não o do indicado por Bolsonaro”.
Na semana passada, porém, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega renunciou ao cargo que ocupava na na equipe de transição do governo Lula, o que abriu caminho para a eleição de Goldfajn.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: