Jorge Viana: “China pode ser o maior investidor estrangeiro no Brasil”
Presidente da Apex Brasil destacou em entrevista à TV 247 o potencial de crescimento dos investimentos chineses no Brasil
247 - O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, concedeu entrevista à TV 247 e destacou a importância da relação entre Brasil e China, destacando que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está comprometido em ampliar essa parceria, após um período de relações danificadas. A China é um parceiro comercial crucial para o Brasil. O país asiático consome 75% do minério de ferro produzido no Brasil, com 62% indo diretamente para a China. “A soja é o principal produto exportado, seguido pelo petróleo e minério de ferro”, destacou Viana. Em 2023, a exportação brasileira para a China ultrapassou 104 bilhões de dólares.
Viana também destacou a importância de diversificar as exportações brasileiras, buscando incluir mais produtos manufaturados e de valor agregado, em vez de apenas commodities. “Embora os Estados Unidos ainda sejam um importante parceiro comercial e o maior investidor estrangeiro direto no Brasil, a China deveria intensificar seus investimentos, especialmente em infraestrutura”, sugeriu.
Um dos projetos discutidos foi a ferrovia transoceânica, que ligaria o Atlântico ao Pacífico. “Este projeto, que havia sido deixado de lado devido a crises políticas, é visto como estratégico para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros e reduzir os custos logísticos”, explicou.
No campo da sustentabilidade, Jorge Viana enfatizou o papel do Brasil na transição energética global. “Com uma matriz energética 85% renovável, o Brasil está bem posicionado para liderar em áreas como biocombustíveis e hidrogênio verde”, afirmou. Ele criticou o governo anterior por dobrar o desmatamento e adotar uma postura negacionista em relação às mudanças climáticas, mas expressou otimismo com o atual governo.
O Brasil está comprometido com a promoção de práticas sustentáveis e a descarbonização. Viana mencionou que a Embraer está desenvolvendo um avião agrícola movido a etanol, ilustrando o potencial do Brasil em liderar inovações verdes. “A Embraer já está testando motores que usam biocombustíveis”, disse. Ele destacou também a importância dos biocombustíveis na transição da mobilidade, sugerindo que o Brasil deve focar em carros híbridos flex antes de adotar totalmente os elétricos, considerando a infraestrutura energética atual.
Assista na íntegra:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: