HOME > Economia

Lira indica parceria com Haddad para avançar agenda econômica

Presidente da Câmara disse que fará um esforço concentrado na Casa para votar matérias como a Reforma Tributária e o Arcabouço Fiscal. "Trabalharemos juntos", disse Lira

Fernando Haddad e Arthur Lira (Foto: Diogo Zacarias | Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou nesta sexta-feira (30) que fará um esforço concentrado na Câmara para votar as matérias da agenda econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Pelas redes sociais, Lira disse ter se reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para acertar os temas econômicos que a Câmara votará na próxima semana. 

"Reforma Tributária, Carf e Arcabouço Fiscal estão na pauta que queremos aprovar. Combinamos um esforço concentrado. Trabalharemos juntos. Já no domingo pretendo reunir o colégio de líderes e definir os encaminhamos.  A Câmara dos Deputados continuará no seu trabalho para aprovar as matérias de interesse do Brasil", afirmou o presidente da Casa. 


Após seis meses de governo Lula, a economia dá sinais de recuperação. O Produto Interno Bruto (PIB) do 1º trimestre de 2023 mostrou um crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior e 4% quando comparada ao mesmo período de 2022. 

Ao mesmo tempo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, vem mostrando mês a mês uma desaceleração nos preços. Em janeiro, o IPCA subia 0,53%, em 5,77% no acumulado de 12 meses. Em junho, a prévia da inflação (IPCA-15) ficou em 0,04%, o suficiente para puxar o acumulado de 12 meses para 3,40% – cada vez mais próximo da meta de inflação do BC para 2023, de 3,25% no ano.

A taxa de desemprego calculada pelo IBGE recuou para 8,3% no trimestre encerrado em maio, após 8,6% em fevereiro e 9,8% em igual período do ano passado. Segundo o instituto, é a menor desde 2015, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30). O número de desempregados caiu para 8,945 milhões, queda de 15,9% em um ano.

No mercado financeiro, os resultados também são positivos. O Ibovespa registrou uma alta de 14,5% entre 10 de abril e 28 de junho. No acumulado do semestre, o indicador apresenta uma valorização de 6,33%, aos 116.681,32 mil pontos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: