Lula destaca importância da indústria automotiva e promete recuperar o Brasil durante visita em Goiana
O presidente Lula participa de ato simbólico na fábrica da Stellantis e inaugura a produção da picape Rampage no Polo Automotivo de Goiana
247 — O presidente Lula (PT) está em Pernambuco nesta terça-feira, 6 de junho, onde visita o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. No local, ele participou de um ato simbólico, dando início à produção da picape Rampage, ao lado de Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul. A Rampage é o quinto modelo de carro produzido na fábrica, inaugurada em 2015.
Lula chegou às 15h30 à Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital pernambucana. De lá, seguiu de helicóptero para a Stellantis, que foi formada em 2021 pela fusão das montadoras Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group. O grupo reúne 14 marcas, incluindo a Jeep e a Fiat, que produzem, juntas, quatro modelos de carros em Pernambuco, além da Ram, que vai começar a produzir a picape Rampage, um novo modelo, na fábrica de Goiana.
A visita de Lula marcou o início da produção da picape Rampage, a primeira da marca Ram a ser concebida e desenvolvida no Brasil, e a primeira produzida fora da América do Norte. Esse é o quinto modelo de carro a ser produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, já que a fábrica já produz os carros Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Trezentas pessoas foram contratadas para a produção do novo carro.
Destes cinco modelos, três foram concebidos, desenhados e projetados no Brasil, com recursos nacionais de engenharia e design: Fiat Toro, Jeep Commander e Rampage. De acordo com a Stellantis, com o início da produção da Rampage, a Ram pretende dobrar a rede de concessionárias que possui no Brasil, saindo de 50 para mais de 100 lojas, ainda neste ano.
Lula, em suas redes sociais, compartilhou seus sentimentos durante a visita: "Hoje vi no Polo Automotivo de Goiana um pouco do Brasil que queremos construir. Com empresários com a intenção de investir e trabalhadores felizes, e o país crescendo com prosperidade. Não existe sonho maior do que sobreviver com o dinheiro que é fruto do seu trabalho, e cuidar da sua família com tranquilidade."
Além disso, Lula também destacou a importância do setor automotivo para a economia do país: "Quando, em 2010, fiz uma reunião com a indústria automobilística, estávamos vendendo 3,8 milhões de carros. E a expectativa era chegar a 5 milhões. Hoje, o Brasil produz menos de 2 milhões. Se a indústria nesses anos não cresceu, significa que não cresceram empregos e nem salários. Eu voltei para recuperar o Brasil. É a única razão."
O Polo Automotivo de Goiana foi implantado com um investimento de mais de R$ 11 bilhões, e começou a ser concebido durante o segundo governo Lula, na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014 num acidente aéreo. Há, no polo, um um parque de fornecedores com 18 empresas, que, juntas, empregam cerca de 15 mil pessoas diretamente. A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano, e desde 2015 já foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: