TV 247 logo
    HOME > Economia

    Lula intensifica conversas com União Europeia para viabilizar acordo comercial

    Acordo entre Mercosul e UE ainda precisa ser aprovado por cada uma das partes

    14.01.2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do programa Mais Professores, no Palácio do Planalto. Brasília - DF. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (15) para o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa. 

    Lula ressaltou que a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um grande resultado para os dois blocos. O presidente destacou que a partir de agora será essencial garantir condições para assinatura do acordo e que o Conselho Europeu terá papel fundamental nesse processo, conforme cita comunicado do Palácio do Planalto. 

    Lula também pediu apoio da UE nos esforços pela defesa da integridade da informação em ambientes digitais, alinhados com os valores democráticos.

    União Europeia rejeita aliança global da OMS para aquisição de vacinas e busca priorizar europeus
    Bandeiras da União Europeia (Foto: REUTERS/Yves Herman)

    Em dezembro de 2024, os líderes do Mercosul e da União Europeia anunciaram, em Montevidéu, Uruguai, a conclusão das negociações do Acordo de Parceria entre os blocos. O texto seguiu para os trâmites internos de aprovação em cada parte. Após a conclusão desses processos, o acordo poderá ser ratificado formalmente por cada uma das partes. 

    O governo federal afirma que o acordo anunciado incorpora compromissos equilibrados e permite o impulsionamento das exportações. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: