TV 247 logo
    HOME > Economia

    Lula: "não falem bobagem mais sobre o crescimento deste ano"

    “A gente vai crescer mais porque vai ter dinheiro circulando na mão do povo”, disse o presidente. Projeções apontam avanço de 2% para o PIB neste ano

    Lula na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
    Guilherme Levorato avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Em discurso nesta terça-feira (11), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, o presidente Lula (PT) criticou previsões pessimistas sobre o crescimento da economia brasileira e defendeu que a distribuição de renda impulsionará o PIB em 2025. Lula comparou as estimativas anteriores com os resultados obtidos pelo país e reforçou que a economia continuará em expansão.

    “Quando tomei posse, dia 1º de janeiro, o FMI dizia: ‘o Brasil só vai crescer 0,8%’. Nós crescemos 3,2%. Depois diziam ‘o Brasil só vai crescer 1,5%’. Nós vamos crescer 3,7%. E não falem bobagem mais sobre o crescimento deste ano. Não falem mais. A gente vai crescer mais porque vai ter dinheiro circulando na mão do povo, na mão do pequeno”, afirmou o presidente.

    Lula criticou a concentração de riquezas e defendeu que o fortalecimento do consumo interno será determinante para o crescimento econômico. “Muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza, miséria, fome, prostituição, evasão escolar. Agora, pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de renda, comida, avanço social”, completou.

    Estimativas oficiais e projeções do mercado - Em dezembro de 2024, tanto o Ministério da Fazenda quanto o Banco Central projetavam um crescimento de 2% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025. No último boletim Focus, divulgado na segunda-feira (10), agentes do mercado financeiro indicaram uma projeção de avanço de 2,03%.

    Ainda assim, o governo aposta em medidas de estímulo à economia para garantir um crescimento acima do esperado. A ampliação de investimentos públicos e programas sociais voltados à geração de emprego e renda e ampliação do crédito estão no centro da estratégia econômica da atual gestão.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados