MP do TCU pede suspensão de pagamento de megadividendo da Petrobrás
Procurador Lucas Furtado solicitou que a Corte suspenda imediatamente a distribuição de R$ 43,7 bilhões em dividendos aos acionistas
247 - O procurador de contas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Lucas Furtado solicitou que a Corte suspenda imediatamente a distribuição antecipada de R$ 43,7 bilhões em dividendos aos acionistas aprovada pela Petrobrás.
De acordo com a coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, no parecer em que defende a suspensão da distribuição dos dividendos, o procurador afirma que a estatal “tem fornecido ‘valores astronômicos’ a seus acionistas e argumenta que isso pode comprometer a saúde financeira da companhia”.
>> Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás vai à Justiça contra megadividendo anunciado pela empresa
“Ratifico minha preocupação no sentido de que possuo receio de que as eventuais distribuições possam comprometer a sustentabilidade financeira da Companhia no curto, médio e longo prazo, indo de encontro ao próprio Plano Estratégico da empresa”, diz Furtado em um outro trecho do parecer.
Na peça, o procurador solicita que o TCU suspenda a distribuição de dividendos até que a Corte julgue se o valor estipulado pelo Conselho de Administração é compatível com o fluxo de caixa da companhia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: