Petrobras abre licitações para contratação de unidades de refino do Polo Gaslub
Conjunto terá capacidade de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação
247 - A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (2) o lançamento das licitações para a contratação dos serviços de EPC (engenharia, compras e construção) das unidades de refino do Polo Gaslub, localizado em Itaboraí (RJ), informa o portal Petronotícias. O projeto representa um marco na estratégia de modernização do parque de refino da estatal.
Após a conclusão das obras, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), com baixíssimo teor de enxofre.
As licitações englobam a construção das unidades de Hidrocraqueamento Catalítico (HCC), de Hidrotratamento (HDT), de Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio (HIDW), além de unidades auxiliares, utilidades, off-sites e dutos extramuros. Quatro editais (7004269219, 7004269577, 7004269429 e 7004269503) já estão disponíveis para consulta no site da Petronect, com prazo de entrega das propostas das licitantes até 23 de julho, sujeito a prorrogações.
A expectativa é que a construção das unidades gere até 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de execução das obras, representando um impulso significativo para a economia local e nacional. "A contratação é um marco para a retomada do Polo GasLub e com ela a companhia volta a investir em um empreendimento de grande importância não só para a Petrobrás, mas para o Rio de Janeiro e todo o Brasil", afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Além da área de refino, os projetos para o Gaslub incluem uma planta de processamento de gás natural (UPGN), cujo contrato de construção, gestão e comissionamento foi assinado em março de 2023. Prevista para iniciar operação comercial no segundo semestre de 2024, a UPGN será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia, visando ampliar a infraestrutura de escoamento e processamento de gás do pré-sal da Petrobras, além de gerar energia e suprir demandas veiculares e industriais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: