TV 247 logo
    HOME > Economia

    PF investiga vazamento de reuniões do Copom para o BTG

    A PF investigam se a cúpula do banco BTG Pactual obteve informações sigilosas das reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) durante os anos de 2010 a 2012

    (Foto: Reprodução/Facebook)

    247 - A Polícia Federal e Ministério Público Federal investigam se a cúpula do banco BTG Pactual obteve informações das reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) durante os anos de 2010 a 2012. De acordo com a Procuradoria, a corporação apura se houve vazamentos de informações sigilosas sobre resultados das reuniões, que definem as taxas de juros básicas do país (Selic), envolvendo agentes públicos do alto escalão do governo federal da época e o banco “em contexto de obtenção de vantagens ilícitas mútuas”.

    A investigação foi instaurada a partir da colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci. Durante o período dos vazamentos, ele, ex-ministro da Fazenda, não tinha atuação direta sobre o Copom ou Banco Central. 

    Em 2010 ele era deputado federal, no ano seguinte ministro da Casa Civil e em 2012 consultor, mas, de acordo com a Folha de S.Paulo, ele afirmou aos delegados da Polícia Federal que tinha conhecimento sobre os casos.

    Segundo os investigadores, o banco teria obtido, com as informações, um lucro de dezenas de milhões de reais.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: