Receita abre nesta quinta-feira consulta ao lote residual de restituição do IRPF
Ao todo, 205.930 contribuintes receberão o crédito bancário referente restituição do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física
247 - Um total de 205.930 contribuintes receberão o crédito bancário referente à restituição do lote residual do Imposto de Renda. O valor total a ser distribuído atinge a marca expressiva de R$ 339.010.389,78. Dessa quantia, R$277.041.454,23 são destinados aos contribuintes que possuem prioridade legal para recebimento. A consulta será aberta na quinta-feira (21) e o crédito bancário será efetuado no próximo dia 28.
Entre os beneficiados, estão 4.201 contribuintes com idade acima de 80 anos, 28.541 entre 60 e 79 anos, 3.404 com alguma deficiência física ou mental ou acometidos por moléstia grave e 6.910 cuja principal fonte de renda é o magistério. Além destes, 106.096 contribuintes, embora não prioritários legalmente, receberão prioridade por terem optado pela Declaração Pré-preenchida ou pelo recebimento via PIX. Adicionalmente, 56.778 contribuintes não prioritários também foram contemplados com a restituição.
Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) e selecionar a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". Lá, encontram-se orientações e canais para prestação de serviços, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração.
A Receita Federal oferece ainda um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e a situação cadastral do CPF.
O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser realizado diretamente ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não seja efetuado, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB.
Para os casos em que o valor da restituição não é resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, seguindo o caminho "Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: