TV 247 logo
    HOME > Economia

    Taxa de juros a 10,5% não tem "nenhuma explicação", afirma Lula

    “O sistema financeiro brasileiro está preocupado em especular”, disse o presidente ao falar sobre o motivo dos juros altíssimos no país

    Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (21),  que não há “nenhuma razão” para o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central ter mantido a taxa básica de juros (Selic) no patamar de 10,5%, segundo nível mais alto de juro real em nível mundial. “O sistema financeiro brasileiro não está preocupado em fazer investimento na produção, no setor produtivo. Ele está preocupado em especular. É por isso que a taxa de juros fica a 10,5% sem nenhuma explicação, sem nenhum critério”, disse Lula em entrevista à Rádio Meio.

    Na entrevista, o presidente também destacou os avanços da economia registrados desde o início de sua terceira gestão. “Demora para as pessoas compreenderem. Não é do dia pra noite. Nós já aumentamos o salário mínimo nos dois anos, já fizemos isenção do Imposto de Renda para as pessoas que ganham até quase R$ 3 mil, já tivemos o crescimento da massa salarial de 11,7%, 85% dos acordos feitos pelos trabalhadores brasileiros são com ganho real, de aumento acima da inflação, o PIB cresceu o triplo daquilo que os adversários diziam que ia crescer - e vai crescer mais este ano -, nós somos o segundo país a mais receber investimentos externos diretos e nós temos consciência de que as coisas estão acontecendo, e vão acontecendo por baixo. A Caixa e o Banco do Brasil, sozinhos, têm mais créditos disponibilizados hoje do que os outros três bancos grandes”, disse.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados