TV 247 logo
    HOME > Empreender

    Alckmin: Brasil Mais Produtivo vai aumentar competitividade de pequenos negócios

    Vice-presidente esteve no evento que apresentou programa operacionalizado por Sebrae, Senai, Embrapii, Finep e BNDES para apoiar MPEs em diversas frentes

    Vice-presidente Geraldo Alckmin (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Agência Sebrae - O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, que também é titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), esteve na manhã desta quarta-feira (14) no roadshow de apresentação do Programa Brasil Mais Produtivo, em Goiânia. O lançamento aconteceu na Casa da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), e Alckmin anunciou R$ 2 bilhões para o atendimento de 200 mil micro, pequenas e médias indústrias de forma digital e outras 93 mil com acompanhamento presencial em Goiás para otimizar processos, solucionar problemas e implementar inovações na indústria brasileira.

    O Brasil Mais Produtivo é nacional e faz parte do programa Nova Indústria Brasileira (NIB), lançado no início deste ano, que objetiva apoiar as pequenas indústrias na jornada de produtividade e transformação digital de seus negócios. "É com muita satisfação que convido os empresários da indústria a participarem junto conosco no programa Brasil mais Produtivo, que dará mais competitividade, inovação e geração de renda e empregos para a região", afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

    Coordenado pelo MDIC, o programa é realizado em parceria com Sebrae, Senai, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

    Participaram do evento o vice-governador do estado, Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o presidente da Fieg e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, André Baptista Lins Rocha, o senador Jorge Kajuru e representantes da Embrapii e da ABDI, entre outras autoridades, como a segunda-dama Lu Alckmin e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.

    O vice-presidente da República explicou que o programa, que possui parcerias importantes, vai ser realizado inicialmente com um diagnóstico feito pelo Senai sobre o que falta digitalizar e qual a ineficiência da indústria. Logo em seguida, o Sebrae participará com os projetos com base nesse diagnóstico, e BNDES, Embrapii e Finep vão financiar as alterações necessárias.

    “O projeto é completo desde a visita técnica e a realização do diagnóstico até o projeto e o financiamento das ações. Com isso pretendemos impulsionar as pequenas indústrias para que elas possam melhorar o perfil no mercado, aumentar a produtividade, reduzir custos, crescer e ser cada vez mais competitivas, exportadoras e sustentáveis”, ressaltou. Alckmin complementou que, durante o atendimento do Sebrae e do Senai, serão identificados o desperdício, a necessidade de otimização dos processos e a melhoria na parte de manutenção das máquinas.


    Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Brasil Mais Produtivo é acima de tudo um programa que tem sido consolidado em todo país e em Goiás tem se destacado juntamente com todo apoio do Sebrae e do Senai, fortalecendo cada vez mais a acessibilidade à indústria ao que existe de mais moderno no país.

    "Trabalhamos a questão da produtividade das indústrias, a eficiência energética, e com toda transformação digital sendo efetivada, fazendo a nova indústria brasileira ser destaque e Goiás se tornar uma referência nacional", afirmou Lima Neto.

    Antônio Carlos aproveitou para mostrar a força da indústria goiana com dados atuais do IBGE que mostram, na Pesquisa Industrial Mensal, que nos últimos 12 meses a indústria goiana teve um crescimento de 9,3%. Nesse período a indústria brasileira registrou 1,5% de crescimento. Em relação a 2024, Goiás cresceu 7,6%, enquanto o país cresceu 2,6%. “Trago esses dados, vice-presidente, para que todos tenham uma referência muito forte de que o estado de Goiás, pela junção de todos os atores que realmente fazem as coisas acontecerem e promovem todo esse crescimento e desenvolvimento, demonstra toda a importância do Sebrae no seu papel de apoiar as micro e pequenas empresas, que representam 95% das empresas constituídas no estado”, afirmou.

    Para participar do Brasil Mais Produtivo, é necessário ser dono de uma micro ou pequena indústria, e as inscrições podem ser feitas pelo site do Sebrae Goiás e do Senai. O Brasil Mais Produtivo possui duas frentes: Produtividade e Transformação Digital. Inscrições: https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-brasil-mais/

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: