Brechós ganham espaço no mercado e conquistam consumidores com moda sustentável
Consumo consciente impulsiona crescimento dos brechós no Brasil, atraindo empreendedores e conquistando novos públicos
247 - Os brechós estão vivendo um novo momento no Brasil, ganhando cada vez mais espaço no mercado de moda e se consolidando como uma alternativa sustentável e acessível para consumidores de diferentes classes sociais. De acordo com informações do Sebrae Nacional, essa tendência reflete um movimento global de valorização do consumo consciente, especialmente entre as novas gerações.
A gestora de Moda do Sebrae Nacional, Kamila Merle, destaca que, para ter sucesso nesse segmento, é fundamental que o empreendedor compartilhe dos valores centrais do negócio. “É preciso ter um interesse pessoal com o consumo consciente. A sustentabilidade e a moda circular devem ser valores para quem quer ter um brechó. O empreendedor também deve avaliar se tem a capacidade de curadoria, ou seja, habilidade de identificar as peças e avaliar o valor agregado”, explica.
Kamila também enfatiza que a apresentação das peças é um fator determinante para o sucesso do negócio. “Isso influencia muito na percepção de valor dos produtos. Garantir a qualidade das peças e o bom estado de conservação deve ser feito a todo momento”, acrescenta. A autenticidade e a transparência, segundo ela, são pilares indispensáveis para construir a confiança dos clientes. “Não adianta se posicionar socialmente responsável e deixar de lado o impacto da poluição e da sustentabilidade em outras atividades da empresa”, alerta.
Empreendedorismo de sucesso na prática
Na Vila Ré, zona leste de São Paulo, Tábata de Oliveira é um exemplo de como o mercado de brechós pode ser lucrativo. Ex-técnica de radiologia, ela decidiu empreender em 2021 ao lado do irmão, tornando-se franqueada da Arena Baby, uma rede especializada em moda infantil circular.
“A franquia nos deu bastante apoio para começar o negócio com todo o suporte que precisávamos”, conta Tábata, que já planeja expandir sua loja para outras regiões. Desde sua inauguração, o faturamento do negócio tem crescido cerca de 20% ao ano.
Para Tábata, o diferencial do negócio está no atendimento humanizado. “As pessoas entram na loja e ficam surpresas com a organização, qualidade das peças, variedade e o preço acessível”, afirma. A loja atende principalmente o público das classes B e C e tem como desafio quebrar preconceitos sobre peças de segunda mão. “As pessoas são muito exigentes, mesmo em peças de baixo valor. Somos questionados quanto às doações, mas explicamos que ao vender um produto usado na nossa loja, o cliente tem a oportunidade de comprar algo para os próprios filhos”, explica.
Na Arena Baby, são comercializados roupas, calçados, acessórios, brinquedos, itens de enxoval e até produtos novos. Além disso, há vantagens para os clientes, como a possibilidade de vender peças usadas e receber crédito em dobro para futuras compras.
Como montar um brechó
Para quem deseja ingressar no mercado de moda circular, o Portal do Sebrae oferece mais de 400 ideias de negócios, incluindo orientações específicas sobre como montar um brechó. Entre os temas abordados estão a escolha do ponto comercial, planejamento financeiro, estratégias de marketing e dicas para a gestão eficiente do estoque.
O crescimento desse setor demonstra não apenas uma oportunidade econômica, mas também uma mudança de comportamento que valoriza práticas mais sustentáveis e responsáveis. Os brechós deixaram de ser apenas uma alternativa econômica e se tornaram verdadeiros agentes de transformação no mercado de moda brasileiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: