Catalisa Gov aproxima pequenos negócios inovadores de gestores públicos para solucionar problemas sociais
Por meio do programa, Sebrae promove a inserção de startups do mercado no setor público brasileiro
Com mais de 200 mil alunos, a plataforma elaborada pela startup Jovens Gênios vem transformando a realidade de crianças e adolescentes nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e profissionalizante, além de melhorar os indicadores de municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ferramenta utiliza inteligência artificial em quatro bases integradas (estudantes, professores, gestores e família) para individualizar o aprendizado por meio de jogos divertidos (gamificação) transformando o processo de aprendizagem.
A iniciativa já está sendo utilizada em São José dos Campos (SP), Cabrobó (PE), Guaramiranga (CE), Domingos Mourão (PI), Santa Maria (RS), Volta Redonda e Mesquita (RJ), Ibiraçu, São Roque do Canaã, Baixo Guandu, Serra e Barra de São Francisco (ES), e Água Boa (MT). O CEO da empresa inovadora, Bernard Caffé, ressalta os resultados positivos com a implantação da ferramenta.
Segundo ele, São José dos Campos está entre os primeiros lugares entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Domingos Mourão é primeiro lugar no Piauí e oitavo no Brasil e São Roque do Canaã é primeiro lugar no Espírito Santo. "Ao aumentar o Ideb dos municípios envolvidos, eles conseguem ter um aumento de repasse federal, de repasse estadual, entre outros benefícios", afirmou Bernard Caffé.
De acordo com Caffé, a empresa foi a primeira edtech a utilizar o Marco Legal de Startups (Lei Complementar 182/2021) no Brasil. “Além dos nossos clientes, estamos conversando com alguns municípios que o Sebrae trouxe para nós. É muito importante ter uma instituição que facilita esse processo para a gente conseguir chegar ao gestor com a nossa solução”, comenta.
Assim como no caso dos municípios atendidos pela Jovem Gênios, o Sebrae deseja facilitar a aproximação entre administrações públicas e pequenas empresas inovadoras que possam ajudar na transformação dos serviços locais, gerando impactos sociais e ambientais positivos para a população. Essa tarefa é feita por meio do Catalisa Gov, um programa do Sebrae que une duas pontas, as soluções trazidas por pequenos negócios e os gestores públicos, visando a superação de problemas e desafios coletivos. Em seu primeiro ano de operação, a equipe do Sebrae Nacional já negociou com mais de 30 organizações públicas de níveis federal, estadual e municipal e pretende iniciar projetos pilotos da metodologia Catalisa Gov em ao menos 10 delas ainda no ano de 2024.
Segundo o analista de inovação do Sebrae, Dario Joffily, o Catalisa Gov é uma oportunidade que o Sebrae coloca para o mercado privado e para o setor público de inovarem juntos. "Através da inovação aberta e da colaboração, soluções inovadoras podem ganhar escala e impactar positivamente cidadãos ao serem contratadas por organizações públicas através de instrumentos jurídicos previstos nos marcos legais de startups e de ciência, tecnologia e inovação. O Sebrae contribui com a metodologia que acompanha o gestor público nessa jornada para dar mais efetividade e segurança jurídica às compras públicas de inovação", afirmou Joffily.
Catalisa Gov
O programa tem o objetivo de apoiar os gestores públicos na jornada de compra pública de inovação, buscando mais conexões de negócio entre startups e a administração pública. Saiba mais aqui.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: