HOME > Empreender

Em agosto, pequenos negócios geraram sete em cada dez vagas de emprego no país

Levantamento do Sebrae aponta ainda o setor de Serviços como grande empregador, com mais de 78 mil vagas preenchidas

Luiz Inácio Lula da Silva e Décio Lima (Foto: Ricardo Stuckert )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Márcia Lopes, Agência Sebrae - As micro e pequenas empresas (MPE) continuam como maiores geradoras de empregos no país. No oitavo mês do ano, as MPE abriram mais de 167,6 mil postos de trabalho, chegando a 72,1% do total de vagas (232.513). O balanço foi feito pelo Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No acumulado de 2024, os pequenos negócios respondem por mais de 62% do volume de contratações. O setor de Serviços segue na liderança, com mais de 78 mil vagas preenchidas. Comércio e Indústria da Transformação vêm na sequência com 43.105 e 22.936 vagas preenchidas, respectivamente. >>> Pequenos negócios são responsáveis por seis a cada dez empregos criados em 2024

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o Brasil praticamente alcançou a situação de pleno emprego, superando a negação da inclusão do povo brasileiro, que ocorreu até a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin. "Saímos do atraso. Isso impacta profundamente na vida do nosso país. A inclusão, com aquela velha máxima de colocar o povo no orçamento, significa vermos o Brasil voltar a crescer", afirmou.

Ainda segundo Décio Lima, além do país ter superado os números de 2023, outro fato que merece ser comemorado é o sucesso da empregabilidade das micro e pequena empresa. “72% dos empregos criados em agosto são originários dos pequenos, daqueles que levantam de manhã e nunca desistam. São homens e mulheres, brasileiros e brasileiras, que estão nesse momento nos processos de inclusão e, com entusiasmo, impactando a economia brasileira”, comentou.

Compre do Pequeno

No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro –, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo com a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.

“São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida” enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Por esse motivo, o Sebrae elegeu o mês de outubro – quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa – para conscientizar o brasileiro sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, acrescenta.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: